Portugal numa Autocaravana

Portugal numa Autocaravana

Segundo dados fornecidos pela Indie Campers, uma empresa portuguesa de aluguer de autocaravanas que funciona a nível europeu, as autocaravanas têm-se tornado um tipo de transporte preferencial atualmente nas viagens nacionais.

Durante os meses de junho e julho deste ano, as reservas feitas por portugueses que escolheram viajar só em Portugal apresentaram um aumento de 250% em comparação com o mesmo período homólogo. Até mesmo as viagens neste tipo de transporte aumentaram pela Europa, revelando um aumento de 200% no que toca a reservas realizadas por portugueses.

Estes valores revelam uma nova preferência no modelo de viagem dos portugueses no período pós-confinamento. Esta acaba por ser uma situação já esperada tendo em conta que é uma alternativa mais segura no que toca à possibilidade de contágio, que se vê mais reduzida pois permite maior isolamento de pequenos grupos em viagem, sendo ainda mais flexível e autónoma.

Tendo em conta a situação atual criada pelo COVID-19, e sendo que as viagens de longa distância sofreram um grande revés, a aposta dos portugueses vai para o produto nacional, ou seja, optam por realizar as suas férias no Melhor Destino do Mundo – Portugal. Segunda a empresa de aluguer de autocaravanas, «A Indie Campers acredita, com base nos registos dos meses mais recentes, que este crescimento se irá manter durante os próximos meses, não só em Portugal como também no resto da Europa.».

Sendo que as autocaravanas, tal como referimos, podem ser uma boa alternativa para as suas férias neste novo período que atravessamos, deixamos alguns conselhos para aqueles que tiverem curiosidade e ousadia para se atreverem a experimentar realizar a sua viagem através deste tipo de transporte.

Conheça a sua viatura

As autocaravanas podem ser verdadeiras casas sobre rodas, mas há sempre aspetos que deve ter em conta quando pensar alugar uma. Aqui encontra uma limitação quanto à água, gás e eletricidade, portanto mostra-se necessário parar numa estação de serviço com alguma frequência para que possa abastecer o depósito de água potável e descarregar o reservatório das águas sujas, como as águas sanitárias.

Quanto à eletricidade, hoje em dia grande parte das autocaravanas encontra-se equipada com painéis fotovoltaicos, baterias de armazenamento energético e inversores, facilitando o acesso a eletricidade mesmo quando a viatura se encontra estacionada. Como tal, faça sempre um estudo sobre as viaturas disponíveis para alugar e peça toda a informação que lhe for relevante.

Planear o itinerário

Tal como qualquer viagem, também esta requer preparação prévia. Não tem de partir do pressuposto que irá seguir esse plano a 100%, mas tê-lo como uma referência será sem dúvida uma grande ajuda. Como tal, permita-se ser flexível. Escolha o trajeto de sua preferência, os locais que pretende visitar, mas sempre consciente de que a mudança é possível. Além disso, nunca se esqueça de verificar a localização de bombas de gasolina e estações de serviço tendo em conta as distâncias a serem percorridas. Pode ser uma boa opção ter uma reserva de água e combustível de forma a se prevenir, principalmente quando se trata de viagens a locais pouco explorados ou de menor expressão. Pode também procurar informações e conselhos junto de outras pessoas ou blogs ligados a este tipo de viagens.

Pode sempre levar um GPS consigo, é sempre útil, mas tenha em conta que não há internet em determinados locais. Como tal, poderá também ser uma boa ideia fazer-se acompanhar de mapas físicos.

Planear as refeições

Com filhos, a tendência neste tipo de viagens pode ser a de realizar a maioria das refeições na autocaravana, sendo que deve-se proceder à escolha de alguns produtos e também ideias de refeições mais simples a cozinhar. A partir daí, poderá comprar o que for fazendo falta pelo caminho.

Com uma autocaravana a cozinha está sempre ao seu lado, e pode a qualquer momento parar para cozinhar e comer. Mas é também possível efetuar algumas das suas refeições em restaurantes da zona para que possa conhecer a gastronomia local. Para aqueles que quiserem poupar dinheiro e conseguirem ser organizados, podem elaborar um menu de refeições para ajudar nessa gestão.

Pernoitar e limpeza

No que toca a pernoitar, tem sempre a opção de escolher áreas de serviço para autocaravanas, estacionamentos que permitam lá permanecer, ou parque de campismo. Este último é uma opção mais indicada caso pretenda uma estadia um pouco mais longa e/ou ter acesso a outras comodidades.

Caso vá realizar uma viagem longa, a aplicação Park4Night pode ser uma boa ajuda no seu planeamento. Através desta aplicação pode encontrar locais para pernoitar, parques de autocaravanas e estacionamentos que permitam pernoitar. Basta selecionar o local, sincronizar com o GPS do seu smartphone e pôr os “pés à estrada”. A aplicação indica ainda onde pode esvaziar o reservatório de águas sujas/sanitárias e encher o depósito da água.

Imprevistos acontecem

Esteja sempre consciente que os imprevistos podem fazer parte da sua viagem, seja um pneu furado, um outro problema mecânico ou com a polícia. Dependendo do local onde decida pernoitar, pode também sempre ter de lidar com a ocorrência de eventos indesejados e/ou inesperados. Respire fundo e não desespere, afinal estas viagens podem surpreender.

Em suma, realizar uma viagem numa autocaravana é uma experiência interessante e uma alternativa a ter em conta na sua próxima viagem.

Caso pretenda arriscar e avançar com umas férias diferentes, contacte o seu agente de viagens Media Travel.

Just go! Nós tratamos de tudo

autocaravanas portugal
24H (+351) 963 148 624
×