Aldeias do Xisto - Escolha o seu próximo destino

Aldeias do Xisto - Escolha o seu próximo destino

As Aldeias do Xisto, como o próprio nome indica, são locais onde o xisto é predominante em todas as construções - edifícios, pontes e outros; território constituído essencialmente por montanhas de xisto onde o homem decidiu fixar-se e criar aquilo que consideramos hoje um local de visita obrigatória.

Entre o Litoral e o Interior, na região Centro de Portugal, entre Castelo Branco e Coimbra, encontra 27 aldeias distribuídas por 16 concelhos, que integram a Rede das Aldeias do Xisto. As 27 aldeias encontram-se divididas por 4 grupos: Serra da Lousã conta com doze aldeias, cinco estão na Serra do Açor, seis acompanham o rio Zêzere e as últimas quatro aldeias estão junto ao Tejo-Ocreza.

Outrora um território onde a sua identidade caía no esquecimento, estas aldeias estão agora revitalizadas e preparadas para receber a visita de quem as desejar conhecer e explorar. As pedras que construíram o seu passado foram as mesmas que projetaram o seu futuro. A enorme recuperação deste território encantador, que um dia estava em ruínas e a desaparecer, valeu-lhe já prémio enquanto destino turístico. Um dos territórios mais desfavorecidos do interior do país que, com amor, esforço e vontade se reflete agora num dos tesouros mais bonitos do nosso país. E saber que o temos aqui tão perto revela-se uma oportunidade a não perder.

Não deixe de visitar estes locais, maravilhe-se com a beleza que os rodeia, os miradouros e as praias fluviais de águas límpidas, delicie-se com os sabores únicos, conheça as gentes, as histórias e motivos religiosos que fazem parte de cada uma destas 27 aldeias. Atreva-se a conhecer os habitantes, dedique alguns dedos de conversa, e em troca receba uma história de vida. Não se irá arrepender de conhecer as maravilhas que esta região lhe proporcionará.

Para quem procura um retiro longe da confusão da cidade, saiba que aqui encontrará o merecido descanso, em qualquer altura do ano! Mas saiba também que esta região guarda igualmente a aventura para aqueles que a procuram. Aqui encontra quilómetros de percursos, pedestres e BTT, e outras alternativas como canoagem, escalada, rappel e slide.

 

De seguida, conheça um pouco sobre os grupos de aldeias que compõem a Rede das Aldeias do Xisto e escolha o seu próximo destino. Garantimos que será uma viagem única!

Serra da Lousã

Neste grupo de doze aldeias descobrirá simpatia; natureza em abundância; o Ecomuseu das Tradições do Xisto em Aigra Nova; as Fragas de São Simão em Casal de São Simão; Cerdeira como lugar de criação artística; a vida ativa de Ferraria de São João com o Centro de BTT e FunTrail para os mais novos; as figuras carismáticas pelas mãos dos artesãos de Gondramaz; e muito mais nas aldeias de Aigra Velha, Candal, Casal Novo, Chiqueiro, Comareira, Pena e Talasnal.

Serra do Açor

Nas cinco aldeias que constituem este grupo, poderá descobrir a aldeia-miradouro que é a Aldeia de Dez; a torre sineira de Benfeita que celebra o fim da II Guerra Mundial com 1620 badaladas todos os dias 7 de maio; a história contada nos painéis de ardósia que remetem para os "Contos de Fajão"; a aldeia do xisto com maior conjunto monumental – Vila Cova de Alva; e os diversos sabores e paladares que farão sorrir o seu estômago em Sobral de São Miguel.

Zêzere

A acompanhar o rio Zêzere estão seis aldeias (apesar de Mosteiro não se encontrar nas margens deste), e algo que as caracteriza, além do xisto como material dominante, é a harmonia entre o património religioso e o rural. Em Álvaro realize o circuito das Capelas para conhecer bem esta aldeia. Em Barroca encontra a Casa Grande, antigo solar do Séc. XVIII e onde hoje funciona o Centro Dinamizador das Aldeias do Xisto. Descubra Janeiro de Baixo, a aldeia dos cinco parques: parque infantil, parque desportivo, parque de lazer, parque fluvial, parque de campismo. Conheça a Casa das Tecedeiras em Janeiro de Cima; mergulhe em Mosteiro e prove a sopa de peixe em Pedrógão Pequeno.

Tejo-Ocreza

É o grupo mais pequeno, constituído por apenas quatro aldeias, mas é o de maior distribuição territorial. Aqui descobrirá a aldeia mais ao centro de Portugal – Água Formosa – e fonte de água puríssima; a aldeia de Figueira onde os caminhos formam um labirinto recheado de diversos pormenores da arquitetura tradicional, transportando-nos para o passado; o forno comunitário de Martim Branco que faz sentir no ar o cheiro a pão acabado de cozer (não pode deixar de provar!); e a única Aldeia do Xisto distinguida com título nobiliárquico – Sarzedas.

 

Se conseguimos despertar o seu interesse, procure mais informações sobre alojamentos, atividades e outros junto do seu agente de viagens Media Travel.

Deixe-se apaixonar por estes recantos que o Melhor Destino do Mundo tem para oferecer.

Lembramos também que se mantenha sempre informado de tudo o que está a ser realizado, como medidas de higiene e segurança, junto dos canais oficiais e do seu agente de viagens Media Travel.

Sinta-se seguro, viaje com confiança.

Just go! Nós tratamos de tudo.

 

Publicado a 03/07/2020

aldeias xisto portugal
24H (+351) 963 148 624